Preparo de Exames

Alguns exame necessitam de preparos. Consulte abaixo as orientações para a coleta destes exames. Em caso de dúvidas, entre em contato com uma de nossas unidades.

Coleta de Sangue

Embora alguns exames laboratoriais exijam jejum, deve-se seguir a recomendação do clínico observando a urgência.
Recomenda-se o jejum de 8 a 12 horas sob pena de se obterem resultados falsamente elevados. Recomenda-se ainda, abstenção de álcool nas 72 horas anteriores. Não ultrapassar jejum de 14 horas.
Nota: Sugere-se um jantar leve antes da realização dos exames.

Coleta de Urina

Realizar higiene íntima antes da coleta. Abrir o frasco esterilizado fornecido pelo Laboratório somente na hora da coleta. Desprezar o 1° jato urinário no vaso sanitário e coletar uma amostra diretamente no frasco recém aberto (jato médio). Fechar bem o frasco e entregar ao laboratório no prazo máximo de 1 hora em temperatura ambiente ou refrigerada. Observação: mulheres menstruadas não devem efetuar a coleta até três dias após o termino da menstruação. Informar o laboratório sobre o uso de algum medicamento.

Coleta de Urina em Crianças com Fraldas

A coleta somente pode ser realizada no Laboratório. A urina será coletada através de um saquinho coletor colocado na criança após higienização adequada. O coletor será trocado a cada 30 minutos, até a criança urinar.
O Laboratório deverá ser informado do uso de algum medicamento.

Coleta de Urina de 24 horas

Despreze todo volume da primeira urina da manhã, esvaziando a bexiga. Anotar nesse momento o horário. A partir da próxima micção, coletar a urina no frasco fornecido pelo Laboratório. Recolher todas as micções seguintes, sem perdas até a mesma hora do dia seguinte, quando será feita obrigatoriamente a última coleta. As amostras colhidas devem ser mantidas refrigeradas. Observação: mulheres menstruadas não devem efetuar a coleta até três dias após o termino da menstruação. O bom desempenho do exame depende de uma boa coleta e rapidez na entrega do material para análise.

Coleta de Esperma – Espermograma

Estar em abstinência sexual durante o período mínimo de 3 dias. Colher o material através de masturbação diretamente no frasco, evitando perda de parte do material durante a coleta. Observação: o material deve ser coletado, preferencialmente, no Laboratório. Caso não seja possível, a entrega do material ao Laboratório deve ser feita em no máximo 30 minutos.
Este exame exige agendamento prévio.

Coleta de Fezes

Para facilitar a coleta das fezes, sugerimos que elas sejam emitidas primeiramente em um recipiente limpo e seco em que seja fácil a retirada da amostra. Encaminhar a amostra ao laboratório, se isso não for possível, conservar em geladeira por no máximo 12 horas.
Nota: em caso de criança as fezes podem ser recolhidas da fralda, logo após a evacuação.

Coleta para Sangue Oculto nas Fezes

Para facilitar a coleta das fezes, sugerimos que elas sejam emitidas primeiramente em um recipiente limpo e seco em que seja fácil a retirada da amostra.
Seguir a dieta: não comer carnes, não comer beterraba e não comer alimentos com cor verde.
Não colher as fezes caso haja sangramento local.

Encaminhar imediatamente a amostra ao laboratório, se isso não for possível, conservar em geladeira por no máximo 12 horas.
Nota: Mulheres não devem fazer este exame durante a menstruação.

Coleta de Escarro

A coleta deve ser feita preferencialmente pela manhã, antes da higiene ou ingestão de alimentos sólidos ou líquidos. Deve-se colher o escarro, não a saliva. Inspirar profundamente e tossir procurando expectorar a quantidade máxima de secreção das vias aéreas baixas. Colher o escarro, através da tosse, diretamente no frasco estéril fornecido pelo laboratório.
Entregar a amostra no Laboratório em no máximo 2 horas. Não refrigerar.

Coletas para Exames Micológicos

Couro cabeludo e pêlos - A coleta de material deverá ser realizada antes do uso de qualquer medicamento oral ou tópico.
Não usar creme nos cabelos pelo menos dois dia antes do exame.
Pele - Recomenda-se que não se coloque medicamentos ou qualquer tipo de creme nas lesões.
Para a coleta o paciente não pode ter ingerido medicação por pelo menos uma semana.
Unhas - Devem estar limpas e sem esmaltes. Não usar cremes nas mãos ou nos pés nos dias anteriores ao da coleta.

PSA Antígeno Prostático específico

Jejum desejável de 4 horas
Para a realização deste exame é necessário:

  • Aguardar 2 dias após ejaculação (Relação sexual);
  • Aguardar 2 dias após Exame de Toque Retal;
  • Aguardar 24 horas após atividade física realizada em bicicleta ou equitação.

Água

(Exame bacteriológico da água)

  • Higienizar a torneira;
  • Regular um jato médio;
  • Deixar a água correr por, pelo menos, 3 minutos;
  • Abrir o frasco estéril sem tocar na parte interna. O frasco só deverá ser aberto na hora da coleta. O frasco deve ser retirado no Laboratório. Completar o frasco com água, sem transbordar;
  • Fechar bem o frasco e levar imediatamente ao Laboratório.

Pesquisa de Oxiurus

Este exame deve ser feito pela manhã ao despertar. Não deve ser usado nenhum medicamento local nem feito a higiene ou limpeza local antes da coleta. Ir ao Laboratório pra a coleta no dia agendado.